Acabamentos especiais: Hot Stamping

 

O processo de Hot Stamping é um dos métodos de enobrecimento gráfico mais utilizados, sendo aplicado em diversos tipos de embalagens, cartões de visita e convites para eventos, por exemplo.

Por meio desse processo, é possível agregar detalhes holográficos ao impresso, enriquecendo o produto final. Tais aplicações podem ser dos tipos plana, texturizada e com relevo. Para que a aplicação ocorra de maneira adequada é necessário escolher os insumos corretos. O foil é uma película com material termoativável que precisa ser escolhido de acordo com as características visuais desejadas e com a composição certa do material para transferência.

O clichê, ou matriz de impressão, pode ser fabricada em diversos materiais, sendo os mais conhecidos o zinco, o magnésio, o alumínio e o latão. A escolha do clichê adequado deve ocorrer considerando aspectos como tiragem, efeito e nível de detalhamento da arte.

 

Após a escolha dos materiais, é iniciado o processo de aplicação. O clichê é fixado à máquina, onde é pré-aquecido e deixado na temperatura exigida pelo foil e pelo tipo de insumo a receber a aplicação. Com a matriz acomodada e corretamente fixada, a máquina realiza a prensa do foil contra o substrato, depositando o material termosensível no mesmo layout que foi gravado no clichê.

Convencido de que esse é o acabamento especial que a sua nova embalagem personalizada precisa? Não deixe de entrar em contato e solicitar o seu orçamento. Quer mais exemplos de aplicações de Hot Stamping em embalagens? Clique aqui e confira nosso guia no Instagram.