Etapas da produção: Impressão

Após passarmos por todas as fases de pré-produção, partimos para a etapa de impressão. Essa etapa se inicia com a produção da matriz que, no caso da impressão Offset, é uma chapa metálica com a imagem a ser fixada no suporte (no nosso caso, papel). A quantidade de chapas a serem utilizadas no processo depende da quantidade de cores que a serem impressas.

A chapa de alumínio, que é flexível, é montada no cilindro reservado a matriz, sendo necessário realizar o processo na mesma quantidade de cores da impressão (no caso de impressoras monocolores, essa parte se repete após a impressão de cada cor).

Com os papéis cortados no formato específico da embalagem e devidamente acomodados na máquina, finalmente é iniciada a gravação do layout nas folhas de papel. Nessa parte do processo, os cilindros da máquina conduzem a tinta e o papel em um fluxo linear, onde a tinta adere na matriz apenas na área com a imagem gravada. Essa tinta é transferida para o cilindro da blanqueta, que por sua vez transfere a imagem para a mídia escolhida no início do processo (no nosso caso, o papel).

Um parte crucial na fase de impressão é a escolha da cor. Quando o material não é impresso em policromia, isto é, utilizando o sistema de cores CMYK, é recomendável que a escolha seja feita a partir de paletas de cores, como a produzida pela Pantone, com uma gama considerável de cores para papéis com e sem revestimento, pois as cores variam bastante quando vistas em telas com tecnologias e calibrações de cores diferentes.

Com o material impresso e devidamente seco, podemos partir para a próxima etapa do processo produtivo, onde são realizados os cortes e o vincos necessários para que a embalagem fique no formato certo para o fechamento.